-
Somos a Família A.Guimarães. A quinta geração de uma história que nasce no século XIX do espírito empreendedor e desbravador de nossos criadores.
A história da Família A.Guimarães nasce no final do século XIX. Vindos de Portugal, nossos antepassados se instalaram em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais. Quase cem anos mais tarde, em 1899, a esposa de Lázaro Guimarães dá a luz ao casal de gêmeos que marca o rumo de nossas gerações na busca incessante pela inovação e excelência em tudo que fazemos.
Os gêmeos Francisco Pedro Guimarães e Pedro Francisco Guimarães, tidos como dois grandes empreendedores da região, criaram a empresa Guimarães Irmãos, sendo responsáveis por desbravar o Cerrado Mineiro e negociar grandes volumes de animais bovinos. Sempre preocupados com o desenvolvimento da região, participaram ativamente da fundação da cidade de Guimarânia.
-
A herança empreendedora é passada entre as gerações.
Nascia, em 1919, Valdemar Guimarães, filho de Pedro Francisco Guimarães. Herdou de seu pai o espírito empreendedor para prosperar e desenvolver a agricultura na região. Valdemar casou-se com Geni, nossa querida avó, em 1949. Mais tarde, a união deu frutos. Nascia nosso patriarca, Adauto Guimarães, no ano de 1950.
-
Formada da paixão e entusiasmo pela agricultura, independência e vontade de prosperar de um casal.
Em 1978, recém-casados, Adauto Guimarães e Beatriz Souza Guimarães, decidem buscar suas vidas de forma independente. O grande desafio de sempre progredir e perpetuar a história de um legado na agricultura, que completava quase 100 anos, foi o que motivou Adauto Guimarães a enfrentar as dificuldades que a vida lhe impunha.
Aos poucos, foi se desenvolvendo e buscando novas formas de produzir e expandir seus negócios, abrindo novas áreas através da pecuária e plantio de cereais, investindo na aquisição de máquinas e implementos e no aumento da produtividade.
-
Movida pela busca constante da garantia de perpetuar nosso legado e prover o crescimento consciente.
Com a família sempre à frente dos pensamentos, em 1985, o casal decide se mudar para a cidade de Patrocínio, no coração do Cerrado Mineiro, em busca de melhores condições para estudarem seu primeiro filho, Ricardo Souza Guimarães. Beatriz, braço-direito de Adauto, fazia todo o trabalho administrativo do negócio.
Com quase 150 anos de história, nosso maior desafio ainda continua sendo o de garantir a prosperidade de nosso legado na agricultura e perpetuar nosso espírito empreendedor e desbravador através do crescimento consciente. A sucessão e proteção de nosso legado aliado ao pensamento de longo prazo é que nos molda para um futuro mais seguro.
Desde muito jovens, os filhos de Adauto e Beatriz foram incentivados a participarem da lida das fazendas. Foi graças ao esforço dos pais que criaram laços com os negócios da família e viram a importância de trabalhar para produzir e empreender.
-
Que se desenvolveu e valorizou através da união da quinta geração, de sua capacidade em inovar e multiplicar o legado através de suas próximas gerações.
Foi em 2003, com a vinda do filho mais velho, Ricardo, recém-formado em Agronomia e incumbido de apoiar o pai na produção de cereais, que a quinta geração foi se consolidando no negócio. Poucos anos mais tarde, em 2007, Rogério, também recém-formado em Agronomia, assume o papel administrativo dos negócios.
Finalmente, em 2010, com a chegada do caçula, a quinta geração se completa nos negócios da Família A. Guimarães. Francisco, recém-formado em Direito, dedica-se aos primeiros plantios de café na Fazenda Lavrinha, o que o motivou a ingressar no curso de Tecnologia da Cafeicultura, concluído em 2015.